Rádio AD On Line...

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Falar pelos cotovelos...

“Evite as conversas inúteis e profanas e as ideias contraditórias do que é falsamente chamado conhecimento” (1Tm 6:20)
A expressão “falar pelos cotovelos” significa falar demais e provavelmente surgiu do costume que as pessoas muito falantes têm de tocar o interlocutor com o cotovelo a fim de chamar mais atenção.
Quem fala demais acaba se tornando desinteressante e precisa cutucar as pessoas para ser ouvido.
Será que Deus não criou o homem com dois ouvidos e apenas uma boca para que estivéssemos sempre prontos para ouvir, só falando quando necessário?
No texto de hoje, vimos que é preciso evitar quem fala demais. Quem exagera no falar tem a tendência a não guardar segredos, dizer tudo o que pensa e emitir julgamentos a partir do que acredita ser verdade.
Pessoas assim, costumam falar da vida alheia: sobre os problemas, a vida amorosa e as brigas dos outros, e pensam saber tudo o que se passa ao seu redor.
É preciso evitar essas pessoas, na próxima conversa elas falarão mal daquele que a
ouviram. Além das fofocas, falar demais pode se evidenciar pela busca constante de controvérsias. Muitos acreditam que ser polêmico é mostrar inteligência e se envolvem em discussões tolas sobre assuntos inúteis.
No versículo em destaque, Paulo aconselha Timóteo a evitar este tipo de conversa. Nossa fala deveria gerar conciliação!
As pessoas também falam demais quando estão iradas. Dizem qualquer coisa (até aquilo que nem pensam realmente) de forma agressiva e aumentam o problema.
Nestes casos é preciso ter calma e falar somente quando as emoções estiverem controladas. Além de evitar quem fala demais, temos de ter cuidado no falar.
Nossas palavras devem ser ditas com sabedoria e amor, visando aconselhar e encorajar os outros. É preciso ouvir antes de falar e aguardar até que o outro conclua seu pensamento.
Faça isso se não quiser se tornar uma pessoa a ser evitada por falar demais.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Texto muito sábio. Útil para nossa meditação de várias maneiras: não somente para observamos o comportamento de alguém que fala pelos cotovelos, mas também para examinarmos a nós mesmos e refletir se estamos falando e ouvindo numa boa medida. É terrível evitar alguém por considerá-lo uma companhia desagradável. É mais terrível ainda perceber que alguém nos evita pelo mesmo motivo.

    ResponderExcluir