Rádio AD On Line...

quarta-feira, 9 de junho de 2010

4 Modos para Identificar um Ídolo

Quando lemos sobre ídolos no Velho Testamento temos a tendência de pensar em pessoa da antiguidade se curvando diante de estátuas de madeira. Que bobagem a nossa! Quanta tolice! Mas a maioria de nós somos apenas idólatras modernos. E isso não é menos bobagem ou tolice. Estou convencido de que idolatria é nosso problema espiritual central. Talvez seja este o motivo de ser este o primeiro dos dez mandamentos?
No princípio, Deus nos criou a sua imagem. Nós o temos criado à nossa imagem desde então. Em vez de louvarmos ao Criador, nos acostumamos com muito menos. Achamos um deus substituto, com d minúsculo. E aqui é que está o ponto em que nos perdemos. A maioria dos ídolos são coisas boas, mas aquelas coisas boas se tornam em coisas más porque tomam o lugar de Deus. Em vez de se tornar o Propósito último, Deus de tornou um instrumento para esse fim. Queremos alguma coisa mais do que queremos a Deus. E tentamos usar Deus para conseguí-la.
Então, como identificamos um ídolo? Aqui estão quatro identificadores de ídolos:
1) O que ocupa nossos pensamentos? Seus sonhos são pistas para ídolos. Se há algo em que você pensa mais do que em Deus, então isso pode ser um ídolo.
2) Contra que maus hábitos você luta? Seus vícios são pistas para ídolos. Um ídolo é algo que você não controla. Ele te controla.
3) Em que você gasta dinheiro demais? Seus hábitos de gasto são pistas para ídolos. Onde estiver o seu tesouro, ali estará também o seu coração!
4) O que te causa as emoções mais fortes? Suas emoções intensas são pistas para ídolos. Se você quer identificar um ídolo, tudo o que tem a fazer é identificar suas ligações emocionais.
Identificar um ídolo gasta uma quantidade tremenda de análise da alma. E você tem que ser brutalmente honesto. Mas você não pode arrancá-lo até que saiba o que seja.

Adaptado do weblog de Mark Batterson

Um comentário:

  1. Dura essa palavra! Que Deus nos ajude a vigiar constantemente nosso interior e dia-a-dia nos ajude a rejeitar os ídolos e colocá-lo como soberano e único em nosso altar.

    ResponderExcluir